domingo, 2 de agosto de 2009

Auto-Estrada de Portugal




O Mundo já não é o que era...
Enfrentamos uma forte componente técnologica mundial que avança sem rumo, para as culturas mais desprovidas de uma Estratégia Industrial Nacional claramente Implementada, que permita a cada país, com o mundo, avançar com sucesso de uma crise que pode tornar-se positiva se integrada num plano nacional e internacional de marketing mais eficaz promovendo com sucesso a marca de cada país. Ou seja o mundo enfrenta uma forte selecção de produtos industriais a nível das importações e exportações.




As mensagens técnologicas já à muito que se fazem anunciar, em pré-sintomas em Portugal:

A escolaridade obrigatória, (12º ano), e urgente em Portugal, a entrada de novos cursos superiores altamente especializados nas novas técnologias, em disciplinas, (Sistemas Empresariais de Marketing Avançado, Design Comunicação de um Produto ou Valor, Informática e Programação de Software...), que promovem soluções para problemas existentes na Insdústria actual. Os chamados produtos sensíveis ao toque, crescem acentuadamente de objectos comuns para mini-objectos com multi funções, o produto foi diminuindo a sua capacidade de ocupar espaço físico e aumentando, a sua importância intelectual nesse mesmo espaço físico. Ou seja mais pequeno mas não menos importante, pelo contrário - valorização do produto a nível intelectual e do seu design mais adequado e especifico a cada função.





Em consequência de tudo isto em Portugal já não vivemos da agricultura, dos caminhos de Portugal, mas sim das auto-estradas de Portugal e por falta de uma Estratégia Industrial Nacional por parte do governo, algumas insdústrias das mais antigas e tradicionais do nosso país se encontram na maior encruzilhada, com falta de estratégia para enfrentar as auto-estradas e não se perderem por caminhos pequenos sem saídas. É assim numa fase decisiva de afirmação de procura de identidade neste mundo técnologico, que neste momento se encontra a indústria da cerâmica do vidro dos têxteis entre outras em Portugal ...



Design: Maarten Baptist



Teclado em vidro. Designer: Kong Fanwen


Sistemas Indústriais caducos, que agora têm a exigir ao estado português o que já deveria ter acontecido à muito em Portugal, que o estado tome uma liderança e promova com eficácia e rigor, uma Estratégia Industrial Nacional que orientaria também melhor os Municípios e a distribuição de formação e apoios numa industria em fase de descendência económica, (vidro, cerâmica, têxtil, Lacticínios...), e não apenas com apoios monetários precários que na ausência de uma estratégia nacional de marketing industrial não terá resultados mas também formar dentro dessas industrias e acompanha-las no salto da evolução das novas técnologias do marketing do design será um processo decisivo para a renovação das mesmas e obtenção de novos lucros no mercado, dando assim sentido à integração técnologica mundial de quadros de funcionários especializados obrigatórios. A aplicação dessas e outras áreas na insdústria vai permitir termos além de um produto uma identidade nacional no produto no marketing organizado, um governo com marca própria e inconfundível é tudo que os portugueses desejam.




Design é a inteligência tornada visual. To do, is to be!

Projectos criam cultura. Cultura molda valores. Valores determinam o futuro.
O design, integrado culturalmente, actualiza-nos no tempo e mantém a nossa identidade cultural próspera e sustentável.

Sem a tal Estratégia Industrial Nacional assumida pelo nosso governo, a que todos aderíamos de bom agrado, teremos que continuar nós designers e uns outros tantos com formação superior e altas qualificações, ainda a demonstrar, o que uma marca com significado faz pelo bem de um produto, as novas formas de pensar numa embalagem ou numa nova aplicação fariam pelos lucros Insdútriais actuais, internacionalizar um determinado produto exige todas as qualidades e meios que anteriormente não existiam não eram pensados ou calculados muito menos aplicados nas práticas industriais.







Porto Design 30-60

Porto Design 30-60
Design & Webdesign

O que pensa sobre o impacto do design na cultura e na sociedade?

Porto Design 30-60, Design, Imagem Corporativa, Webdesign...

  • http://zentextures.com
  • http://www.portodesign30-60.com
  • http://www.doceritual.com
  • http://www.clausporto.com